Por Carlos Giordano Jr.

Divirta-se com Artigos, Crônicas, Poesias e Poemas, Gastronomia e Administração.
Direitos autorais reservados

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Receita de Bolo

Aprendi a cozinhar com meu pai, que aprendeu com meu avô.

Com o tempo, achei por bem que deveria estudar mais e mais na busca pelo melhor prato. Assim, imaginei que com a experiência dos grandes mestres da gastronomia, pudesse encontrar a receita do melhor bolo, um bolo que faria sucesso com todos que dele provassem. O tempo passou, e eu continuei tentando... Confesso que alguns ficaram bons e outros acabaram queimados na lata do lixo e por fim, acabei não encontrando a tal receita que salvasse meu reinado na beirada do fogão.

No nosso ambiente empresarial, buscamos também essa receita de sucesso. Exercitando raciocínios lógicos e outros nem tanto em reuniões agendadas com experts, consultores, gestores e pessoas de grande peso na balança do discernimento, tentando acertar o ponto da melhor receita.

De volta para a cozinha, trabalhamos com a base de ingredientes, esforço, temperatura e tempo. Alterando apenas o tempo de cozimento, podemos, ao utilizarmos dos mesmos ingredientes, termos nossa receita fracassada. Sendo assim, a magia da culinária se apresenta vinculada a essa alquimia de alternâncias desses poucos fatores.

No mundo corporativo, essa alquimia se dá na mesma intensidade da cozinha, considerando que o prato final não poderá ir para a lata do lixo, decretando assim a inabilidade do gestor em saber conduzir seus exércitos de cozinheiros rumo ao banquete, onde todos se fartarão com os bons resultados.

Então, considero absurda a idéia de projetarmos receitas de sucesso que não saem da prancheta. Ora, afinal, alguém precisará botar a mão na massa.

A resposta para tudo está em quem faz o bolo. Esse sim poderá anotar a receita daquilo que fez.

Nesse mote, devemos simplesmente fazer. Experimentando assim os resultados alcançados, podendo deles nos servir de seus parâmetros de sucesso ou de fracasso para escrevermos uma nova receita.

Portanto, estimados amigos e colaboradores, esperamos que cada um faça o seu bolo e compartilhe com os demais a melhor receita.

A melhor forma de se fazer um bolo é começar botando a mão na massa.


"Impossível experimentarmos o bolo do sucesso, provando uma página do melhor livro de receitas do mundo”.
Carlos Giordano

Nenhum comentário: