Por Carlos Giordano Jr.

Divirta-se com Artigos, Crônicas, Poesias e Poemas, Gastronomia e Administração.
Direitos autorais reservados

domingo, 23 de outubro de 2011

Viagem para o futuro

Por Carlos Giordano Jr.

Para essa viagem que programamos só precisamos fazer com que você aceite esse convite e se lance no desafio de convertê-lo em realidade.

Primeiramente conferimos a você também o conceito de que não poderá sair do lugar caso queira viajar sozinho. Essa viagem só poderá ser alcançada em equipe, aliás, com a equipe e pela equipe. Também devo dizer-lhe que para que obtenha sucesso, deverá fazer de tudo para motivar a sua equipe a querer viajar com você rumo ao seu próprio futuro.

PDCA (plan, do, check, action)
Planejamento, execução, conferência e correção através da meritocracia e da disciplina. Essa é a forma ideal de viajar. Veja como é fácil:
Para começar, onde quero ir?

Pare, pense e se veja no seu futuro. O que precisa fazer para chegar lá? Quais são os seus pontos bons que devem ser melhorados e quais ainda não são percebidos por você como pontos fracos que devem ser também desenvolvidos afim de lhe dar o melhor caminho para chegar onde queira? Pense em dois anos, cinco ou dez, mas seja generoso consigo mesmo. Pense grande, não se acovarde. Pelo menos queira chegar lá com grande estilo.

Depois, como numa viagem normal, queremos saber:

Quanto tempo levarei para chegar ao meu futuro embarcando nessa viagem?

Depende do tempo que se dedicar a si mesmo na realização dos seus próprios objetivos profissionais. Depende daquilo que quiser para você e do esforço que estará disposto a empreender na busca do seu ideal. Mas, de qualquer forma, vamos nos ajudar pensando num tempo comum...talvez dois anos, que tal?

Já que eu sei para onde vou e quanto tempo vou levar, a outra pergunta seria:

Do que é que eu vou?

Pode ir de caminhão, de carro ou de avião, mas na verdade aconselhamos você a pensar que o meio de chegar lá é estudando, formando-se profissionalmente através da sua formação acadêmica, dos cursos profissionalizantes, das palestras e da vivência próxima com o seu gestor, aquele que estará sempre ao seu lado mostrando-lhe a melhor maneira de se conseguir aquilo que quer.

Quanto vou gastar para ir nessa viagem?

Liste o que irá precisar, de quais recursos ou ferramentas precisará para crescer profissionalmente, seja através dos coachings, cursos, palestras, comunicações escritas, livros, internet, encontros, reuniões e experiências que na maioria das vezes não requerem nenhum dinheiro para serem alcançados, mas muita disciplina e motivação.

O que terá nessa viagem para que eu possa me beneficiar?

Na verdade todos se beneficiarão caso venha conosco rumo ao seu futuro, pois nele você encontrará a colheita daquilo que plantou. (meritocracia)

Você saberá mesmo como agir ou se comportar nessa viagem?

Se ficou na dúvida, tente conhecer-se a si mesmo antes de embarcar conosco. Saiba quais são suas habilidades, suas competências, suas vontades, seus reais sentimentos para com a equipe e para com a empresa onde trabalha e quais são seus pensamentos e como eles se comportam quando encontram obstáculos à frente. Caso fique preocupado, mire-se nos exemplos daqueles que se deram bem, fazendo o bem da melhor forma.

Onde eu encontro o pessoal que irá comigo?

Primeiro encontre-se com aqueles que pelo menos para você, já viajaram antes de você para o futuro, ou seja, procure os seus gestores, seus gerentes, coordenadores, que seguramente saberão sempre o local marcado para o encontro. Esse mesmo pessoal irá lhe ajudar a chegar lá com segurança, amizade e muita companhia. Procure o pessoal do RH, sempre que duvidar do melhor caminho e fale com a diretoria da empresa para ter certeza de que essa viagem é verdadeira.

Bom, já que chegamos até aqui, precisamos nos encontrar num mesmo lugar no nosso futuro, senão não terá a menor graça e nem parecerá uma conquista. Assim, a melhor forma (como sempre) de se alcançar o sucesso absoluto de nossa viagem está na comunicação entre você e sua equipe ou seus colegas de trabalho.

Plano de Comunicação

A Comunicação na empresa se dá através de reuniões, onde a cultura é passada para todos, bem como através das informações recebidas por e-mails em forma de textos para leitura e exercícios, nos coachings, feedbacks, conversas, telefonemas, check lists e todas as demais formas de se transmitir o conhecimento.

Nos coachings, primeiro recebemos o assunto ou o tema a ser estudado, depois as explicações e o esclarecimento de possíveis dúvidas seguidos de sugestões sobre as alternativas do melhor caminho, perguntas reflexivas com acompanhamento do plano de ação, valendo a você conferir e alinhar esse plano com o gestor, acompanhando a sua evolução e até mesmo pedindo-lhe que lhe dê feedback sobre seu rendimento.

Mas como o ideal é conferir, na terceira fase do PDCA (planejar, executar, conferir e corrigir), essa ferramenta do Feedback deve ser sempre melhor explorada. Assim, peça para que o seu gestor ou o seu chefe lhe dê informações sobre seu rendimento profissional, peça-lhe que diga qual o melhor caminho, desde que você saiba reconhecer o ponto de vista dele, agradecer-lhe e pensar se esse feedback se aplica a você realmente.

O legal do feedback é quando ele é objetivo e claro, dando sempre exemplos concretos ao colaborador da situação em que ele se envolveu, daquilo que ele fez e o resultado daquela ação no sentido de corrigir o rumo das coisas.

Os canais de comunicação de uma empresa são sempre as vias mais curtas entre a Presidência, a Diretoria Executiva e os colaboradores. Esses canais têm fluxos de informações que vão e voltam sempre, numa ação dinâmica bem clara, transparente e que deve ser também muito eficiente. Seus interlocutores são os Gerentes, Supervisores e Coordenadores que se utilizarão sempre de todas as ferramentas necessárias para fazer chegar até você a informação enviada pela Diretoria.

Por isso, use e abuse da sua capacidade de expressar-se no sentido de ter a certeza de que compreendeu o conhecimento e a visão que lhes foi passada pela empresa.

Viagem para o futuro com qualidade e respeito

A qualidade que desejará encontrar na sua viagem para o futuro, depende de você e dos fatores que te motivam a planejar essa viagem. O seu desenvolvimento pessoal e o crescimento profissional dentro da empresa estão diretamente ligados ao seu esforço e ambição. Mas lembre-se de que o respeito entre as pessoas deve ser o contrato a ser assinado antes do embarque.

Respeite seus colegas de trabalho que estarão viajando com você. Respeite o que dizem, mesmo que não concordem. Respeite as divergências culturais, religiões, raças, orientação sexual ou crenças, afim de que possam sentir -se realmente uma família que, unida, caminha para um futuro de qualidade onde a felicidade seja facilmente experimentada por todos.

Carreira

Antes você estava preocupado com o seu emprego, mas agora, uma vez empregado, deve se preocupar com sua carreira e por isso faça dela uma carreira de sucesso com qualidade.

A energia para sua viagem está em você através da motivação e do comprometimento.

Faça a sua inscrição nesta viagem ainda hoje rumo ao futuro. Amanhã não dá mais tempo, porque como sabe, amanhã já faz parte do seu futuro.

Um especial abraço esperando vê-lo conosco nessa grande aventura,

Nenhum comentário: