Por Carlos Giordano Jr.

Divirta-se com Artigos, Crônicas, Poesias e Poemas, Gastronomia e Administração.
Direitos autorais reservados

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Minestra di prosciutto e Capeletti al brodo

Por Carlos Giordano Jr.

Enquanto estamos experimentando reviver o aroma das cozinhas das antigas cantinas italianas, ou mesmo sentindo o prazer de perfumar nossa casa, com vapores verdadeiramente estimulantes, que nos transportam ao passado, à beira dos fogões de lenha, onde nossas nonas trabalhavam as panelas pesadas de ingredientes sempre naturais e invariavelmente muito perfumados, estaremos dando margens à possibilidade de transformarmos nossas refeições, em verdadeiras festas de confraternização com o prazer de poder simplesmente vivenciá-las.

A Itália, foi um dos últimos países europeus a se unificar com o resto da Europa, pois conservadora do mix cultural que identifica as várias civilizações do Mediterrâneo, demonstra na gastronomia, principalmente no olfato, a forte mistura de aromas no uso de ervas e especiarias como o alho, pimentão, páprica, coentro, orégano, manjericão ou basílico, açafrão e harissa, especiarias estas na maioria advindas da importação de países muçulmanos. Portanto a saborosíssima culinária italiana que tanto nos influenciou, e continua nos influenciando hoje, também recebera influências de outras culturas, evidentemente num processo muito mais lento, mas constante.

Enquanto experimentamos um prato genuinamente italiano, estaremos saboreando ingredientes ora árabes, ora chineses, ou mesmo indianos, que não conflitará de forma alguma com o nosso desejo de termos satisfação em saboreá-lo.

Mas, o talento italiano reinventou as sopas. Transformando ingredientes em verdadeiras delícias como o “brodo”, um caldo de carne ou galinha com mais um ingrediente, em geral uma massa ou como a substanciosa “minestra”, a sopa que se toma com garfo e faca.
Nosso prato de hoje é:

MINESTRA DI PROSCIUTTO (sopa de presunto) – rende 6 porções
Ingredientes:

2 colheres de azeite 1 cebola picada 1 dente de alho amassado e picado 2 fatias grossas de presunto gordo picado 1 aipo (somente a parte branca) 1 alho poró picado 1 ramo de salsinha 2 cenouras picadas ½ repolho em tirinhas ¼ kg de feijão branco fresco e debulhado Sal e pimenta do reino 1 tomate picado 3 tabletes de caldo de carne 4 batatas médias picadas 1 abobrinha italiana em pedacinhos

Preparo:

Ponha numa caçarola o azeite, a cebola e o alho e deixe dourarem. Junte o presunto, deixe fritar e adicione o aipo, o alho poró, a salsa, a cenoura, o repolho e o feijão branco. Tempere com sal e pimenta do reino, junte o tomate e regue com o caldo de carne. Quando os legumes estiverem cozidos, junte a batata e a abobrinha e deixe que o cozimento se complete em fogo lento. A sopa deve ficar bem densa, com pouco caldo e deve ser servida com queijo parmesão ralado. Pode ser servida, também, com fatias de pão tostadas na frigideira.

CAPELETTI AL BRODO (serve 5 pessoas)
Ingredientes:

½ kg de osso-buco 700 g de paleta ou acem de boi. 2 alhos porós 2 aipos 1 tomate 1 nabo 2 cebolas cortadas ao meio 1 dente de alho amassado e picado 1 maço de cheiro verde 2 folhas de louro Sal e pimenta do reino (em grãos) 500 g de capeletti de carne (da Frescarini é muito bom) 100 g de parmesão ralado.

Preparo:

Coloque todos os ingredientes, exceto o capeletti, numa caçarola grande, cubra com 4 litros de água fria e leve ao fogo. Deixe ferver por 3 horas, coe o caldo passando por uma peneira fina. Cozinhe o capeletti no caldo, durante 7 minutos. Acrescente o queijo e o cheiro verde e sirva imediatamente, que é cosi che si mangia…capisce?

-Auguri per tutta famiglia!!!

Nenhum comentário: